Outros Equipamentos Culturais

Malhação de Judas na Dulcinéia Gondim(Responsável Mestre Índio e Halana Elen)

Área de Atuação

Arte de Rua

Descrição curta

Malhação de Judas realizada no bairro do Montese na Rua Dulcinéia Gondim a mais de 10 anos pela comunidade e acerca de 6 anos com a organização e parceria dos agentes culturais Ernesto Cavalcante e Halana Elen.

Acessibilidade: Não

Capacidade: 50

Horário de funcionamento: Sábado de Aleluia- das 08h ás 20h

Endereço: Rua Elvira Pinho 625, Montese, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60421-000

Logradouro: Rua Elvira Pinho

Número: 625

Complemento: Altos

Bairro: Montese

Descrição

O sábado de aleluia é popularmente o dia da malhação do Judas. A tradição foi trazida pelos portugueses e espanhóis e implantada em toda a América latina. Neste dia, é comum vermos bonecos trazendo nomes de políticos, personalidades do meio artístico ou até mesmo figuras populares nos bairros, pendurados em árvores e postes. Atrás deles, uma multidão de adultos e crianças armados com paus, prontos para malhar e queimar o Judas, dando seguimento à tradição secular.
Diante do cenário a Associação Viver Capoeira na pessoa do Mestre Índio e Halana Elen realizam juntamente com os moradores das Ruas Pacatuba e Dulcinéia Gondim no bairro Montese desde 2011 a Malhação de Judas por meio de leitura do testamento e enforcamento do Judas na Rua Pacatuba tratando-se de uma ação cultural e educativo que visa reviver o momento da paixão de Cristo na qual há o enforcamento de Judas Iscariotes no sábado de Aleluia, tradição passada de pais para filhos a mais de duas gerações.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Ernesto Cavalcante.

Meu nome é Ernesto Cavalcante, conhecido popularmente como Mestre Índio, sou pardo, homem cis, casado, de altura mediana, cor dos olhos castanhos, cabelos pretos curtos, tranjando terno e usando óculos.

Comecei minhas atividades culturais na capoeira em 1986, e há mais de 20 anos vem trabalhando como produtor cultural, elaborador de projetos e pesquisador da cultura popular.

Sou presidente da Associação Viver Capoeira, uma instituição sem fins lucrativos que visa a promoção atividades esportivas, culturais e de lazer.

Pertecente da Secretaria Regional IV.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem