Coletivo

Bacamarteiros da Paz


Funções

Descrição curta

O Bacamarteiros da Paz é grupo criado em 2006 onde trazia o nome de Bacamarteiros Beato José Lourenço, nascido dentro da União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus em Juazeiro do Norte, comandado pelo Mestre Nena.

Telefone Público: (88) 98133-4468

Endereço: Rua Senhor do Bonfim, 524 , João Cabral, 63050-730, Juazeiro do Norte, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 63050-730

Logradouro: Rua Senhor do Bonfim

Número: 524

Complemento:

Bairro: João Cabral

Descrição

O MESTRE NENA
Nasce em 30 de agosto de 1951 no Sítio Malhada município do Crato, o menino Francisco Gomes Novaes, filho de Filomeno Gomes Novais e Rosa Maria da Conceição.
Aos 12 anos de idade começa a brincar como figura no reisado de congo do Mestre Móises Ricardo pelos terreiros do Sítio Malhada. Cresce na vida e na brincadeira chega a ser embaixador e contra mestre no mesmo Reisado.
Com 18 anos de idade cria seu próprio reisado no Sítio Altos junto com os amigos Chicô e Decir. Ainda jovem brinca reisado com o Mestre Aldenir e o Mestre Chico Corró na Vila Padre Cícero em Crato.
Já com 22 anos de idade casa-se com Maria Gorete Ribeiro, e geram uma família com onze filhos: Rosiane, Vera, Francisco, Everaldo, Franciene, Verônica, Alan, Alana, Francieldo, Cícero e José Carlos.
Depois de um ano de estiagem e sem boa colheita na roça do Sítio Malhada, muda-se para Juazeiro do Norte com a família por volta de 1991 e se engaja nos reisados, brincando com o Mestre Mosquito, Mestre Luiz e Mestre Sebastião.
Em 2006, entra para a Cia. Carroça de Mamulengos - União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus, onde participa do Guerreiro com a Mestra Margarida e brinca no Grupo de Bacamarteiros do Beato José Lourenço com o Mestre Cachoeira.
Em 2009, cria seu próprio grupo como Mestre, o Bacamarteiros da Paz, dando continuidade a arte com seus amigos e familiares.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Mirela Rijo

Artista autodidata, que acredita que as manifestações culturais contemporâneas e tradicionais tem um elo significativo na formação da sociedade. Executo projetos para crianças e adolescentes, tenho participado de projetos de arte e educação no Instituto de Cultura POP.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem