
Coletivo
E-mail: grupodeartesaosdavampt2020@gmail.com
Telefone Público: (88) 99643-8267
Descrição
O grupo das artesãs(ãos) da AVAMPT, contam com 45(quarenta) e cinco pessoas inscritas. O referido grupo existia de forma isolada, há mais de 5(cinco) anos, mas a sua organização só foi possível a partir da criação da associação das mulheres, onde o desenvolvimento de projetos voltados ao reconhecimento e valorização de vocações produtivas descobriu inúmeras(os) artesãs(ão) e foi classificando cada uma(um), conforme as suas habilidades, daí observou-se a necessidade de criar um grupo para produção de artesanatos locais, este foi um dos objetivos da ASSOCIAÇÃO DA MULHERES.Importante registrar que 80% das artesãs(ão) dispõem de Identidade Artesanal, emitida pela CEART/CE.
A reunião de artesãs(ãos) que trabalham o desenvolvimento de produtos artesanais, fazem com que as políticas públicas(no caso do presente recurso da LC 195/2022(LPG) ofertadas, possam assegurar ao grupo, uma oportunidade para terem recursos para comprar materiais para produção, através dos grupos de trabalho devidamente organizados. Também, será importante que o grupo seja contemplado com os recursos da LPG, porque só assim os mesmos poderão ter acesso a matéria prima necessária, de forma a proporcionar a retomada da produção familiar, garantindo uma consequente ampliação do desenvolvimento social destes profissionais que pouco são lembrados pelo Poder Público.
O público beneficiário deste grupo, serão mulheres e seus companheiros que compõem a rede AVAMPT(negras, pardas, brancas, mulheres que estão fora do mercado de trabalho e que estão na faixa etária de 30 a 83 anos), onde a maioria tem como única fonte de renda a venda de seus produtos artesanais. Os nossos grupos estão espalhados por todo o município de Varjota(sede e zona rural). Em nosso município, as atividades artesanais são desenvolvidas por núcleos familiares artesanais, cuja produção artesanal apresenta uma grande variedade de expressões e quantidade de matérias-primas disponíveis. Ao longo dos últimos anos, essa atividade tem apresentado um ritmo de expansão acelerado, constituindo-se como uma atividade econômica com grande potencial de crescimento, atuando, inclusive, como fonte geradora de emprego e renda, eis o nosso compromisso enquanto grupo, que é o de gerar emprego e renda para estes profissionais que se reuniram em busca de alternativas para garantir a sua sobrevivência e de sua família.
Os grupos produzem: crochê; artesanatos variados feitos da palha da carnaúba e fibra da bananeira; produtos de madeira; bijouterias; macramê; produtos com E.V.A; biscuit; produtos feitos com a fibra do bambu.
Devido a diversidade de técnicas, necessitamos de recursos para a compra de material e expansão das técnicas.
Galeria
