Coletivo
Coletivo Encantarias
E-mail: casadeculturamariatoinha@gmail.com
Telefone Público: (85) 98159-8135
Descrição
O Encantarias se constitui como um Coletivo Cultural e Ponto de Cultura do interior cearense interessado no fazer artístico/poético/político/encantado com/nos Terreiros de Umbanda no interior cearense, da trajetória de Mestra Maria Toinha, do Projeto Literário A Mística dos Encantados e do Projeto de Pesquisa Memórias de Terreiro. As ações do Encantarias são construídas a partir da atuação em parceria com agentes culturais, coletivos e entidades, alcançando os municípios de Trairi, Itapipoca e região do Litoral Oeste e Vale do Curu.Atualmente o Encantarias – Ponto de Cultura do Ceará é construído na perspectiva de interlocução de múltiplas linguagens artísticas, entre elas, a literatura, música, ilustração, fotografia, artesanato, o audiovisual. As ações do Coletivo abrangem também cursos, oficinas, palestras, produção e lançamentos de livros e outros materiais acadêmicos e literários, e a produção artesanal de abayomis e guias rituais utilizadas por Umbandistas.
As atividades realizadas no âmbito do Encantarias encruzilham os saberes, memórias e experiências cultivadas por Mãe Maria Toinha em suas narrativas/escritas dos/nos Terreiros de Umbanda. Mãe Maria Toinha se afirma como mulher negra, interiorana, retirante da seca de 1958 do Ceará, agricultora, escritora e mãe de santo na Umbanda Cearense há mais de 70 anos. Seu trabalho como curadora e contadora de Histórias de Terreiro no município de Trairi, precisamente no Povoado Campo de Canaan, inspirou a costura dos livros A Mística dos Encantados (2020), Caminhos Encantados (2021), Lavagem Encantada (2022) e Sonhaçu (2024), todos publicados na parceria do Projeto Literário A Mística dos Encantados (2016) com Editora Edições e Publicações. O referido Projeto Literário foi idealizado a partir das experimentações literárias, deslocamentos dos Encantados, andanças universitárias e os sonhos de Mestra Maria Toinha e Marcos Andrade. Ambos coordenam a iniciativa, costurando os livros, os cursos e oficinas produzidas a partir das memórias, poéticas e do sagrado de Mãe Maria Toinha.
Desta forma, os saberes afro-ameríndios cultivados nos Terreiros de Umbanda cearenses por Mestra Maria Toinha são constitutivos das práticas culturais realizadas pelo Encantarias. O nome do Coletivo foi escolhido justamente com o intuito de marcar a memória, os saberes e conhecimentos tradicionais dos Povos de Terreiro do Ceará, bem como incentivar a valorização expressões culturais indígenas e afro-brasileiras, entendidas como não hegemônicas e amplamente marcadas pelo preconceito e racismo religioso.
Fazem parte do Encantarias: Mestra Maria Toinha, Marcos Andrade, Jefferson Sousa, Kasio Barbosa, Adilbênia Machado, Otávio Andrade, Cristina Fernandes e Arilane Andrade.
O Coletivo Encantarias gere as atividades da Casa de Cultura Maria Toinha, espaço cultural construído na própria casa da Mestra. Desta forma, o quintal e o Alpendre da Encantaria têm sido utilizados como espaços para os eventos com outros coletivos culturais de Trairi, para receber pesquisadores de diversas universidades, leitores/as, assim como estudantes e professores/as de escolas públicas de Trairi e da região.
Em 2023, o Coletivo Encantarias foi certificado como Ponto de Cultura do Ceará pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
Em 2024, o Encantarias foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura do Brasil, tendo sido certificado através de sua Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultura a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (LEI 13.018/2014).
Em novembro de 2024, Mestra Maria Toinha foi reconhecida como Mestra da Cultura Tradicional Popular do município de Trairi – Tesouro Vivo Municipal, como Mestra de Saberes de Terreiro – Mãe de Santo, LEI 1.125/2024.
Em 2025, o Encantarias passou a fazer parte da Red Iberoamericana de Estudios sobre Materiales Orales, organização vinculada ao Laboratorio Nacional de Materiales Orales - LANMO/UNAM.
Em maio de 2025, Mestra Maria Toinha foi selecionada como finalista do Prêmio Sim à Igualdade Racial, na categoria Inspiração - Pilar Educação.
Em 2025, o Projeto Literário A Mística dos Encantados foi premiado em 1º Lugar na categoria Expressões Culturais Afro-brasileiras do 3º Prêmio Cidadania e Diversidade, edital realizado pela Secult-CE com recursos da PNAB.
Em 2025, o Encantarias foi premiado com o Prêmio Marivalda Kariri de Pontos de Cultura, edital realizado pela Secult-CE com recursos da PNAB.
O trabalho do Encantarias é divulgado no site www.amisticadosencantados.com.br, no Instagram @coletivoencantarias, assim como no canal do Youtube da Casa de Cultura Maria Toinha.
Vídeos
-
PROJETO DOUTRINAS ENCANTADAS
-
A MÍSTICA DOS ENCANTADOS DE MARIA TOINHA: POETICAS E ENCANTOS DAS UMBANDAS CEARENSES
-
MÃE MARIA TOINHA CANTA OS ENCANTADOS
-
SARAVÁ POVO ENCANTADO!
-
AULA ABERTA- A MISTICA DOS ENCANTADOS DE MARIA TOINHA (UFRJ)
-
LANCAMENTO DO LIVRO LAVAGEM ENCANTADA DE MARIA TOINHA
-
Andanças e Arranchos
-
Trecho do Livro Lavagem Encantada
-
Inauguração do Centro Cultural de Trairi
-
Mãe Maria Toinha no Terreiro de Príncipe Gerson com Mãe Lenira
-
Lançamento do livro Caminhos Encantados na Biblioteca Pública do Estado do Ceará
-
Café com Poesia na Biblioteca Pública Municipal Rita Aguiar Barbosa
-
O ofício de puxar punhos de rede - Mestra Maria Toinha
-
Mestra Maria Toinha e os mistérios da Umbanda Cearense
-
A perseguição sofrida pela Umbanda no Ceará
-
Relatos dos Encantados
-
As artes e belezas do fogão de lenha
-
Lançamento do livro Lavagem Encantada no Centro de Cultura de Trairi
-
Vídeo divulgação do Lançamento de Sonhaçu
-
Programa Inspira e Ação - TV Verdes Mares, com Maria Toinha e Marcos Andrade
-
Maria Toinha Finalista do Prêmio Sim à Igualdade Racial - 2025
-
Live Filosofias Africanas com Marcos Andrade e Adilbênia Machado
-
Conferência "A trajetória de Mestra Maria Toinha como mulher negra e mãe de santo da Umbanda" realizada na Universidade Michoacana - México
-
Narrativa de Mestra Maria Toinha sobre a cura a uma moça
Galeria








































-3e9bef917ffc8c4daf0b8639a600e511.png)
-20fc55d13966a5ba501fdfa27d6f5a5c.png)




































-6f1d2af950394a37647b9da6a97e1887.png)




-720210981dd0825311c637302ccfc563.jpeg)

-4c8b23dabf4988921bfc4b48071ef46e.png)











-23aa8276d196eabf92d8515d2265e06f.png)


-23174a0171e11e112359601ffb358449.jpeg)



































._-_não_aceitamos_participar_de_pesquisas_de_campo_de_pesquisadores_que_não_nos_comunicaram_sobre_seus_objetivos_de_pesquisa_previamente._mãe-92b94fcdcfc779797bdb90bfd7c59d98.png)


















































































































