
Individual
FRANCISCA GENECY MORAIS DE SOUSA
Dados Pessoais
E-mail Público: genecy.morais@gmail.com
Telefone Público: (85) 98626-5546
Endereço: Rua Carlos Gondim 800, Vila Velha, Fortaleza, CE, BR
Estado: CE
Município:
CEP: 60347-055
Logradouro: Rua Carlos Gondim
Número: 800
Complemento:
Bairro: Vila Velha
Descrição
Nascida e criada em terreiro de Umbanda (C. E. U. São Jorge Guerreiro), cresci participando dos cultos e manifestações do centro, filha de sangue e santo de Mãe Netinha e pai Ribamar. Cresci vendo minha mãe promover festas populares tanto no terreiro como em praias e na rua que moramos, onde todos os meses fazíamos louvações aos santos, orixás e caboclos do respectivo mês, daí nasceram minhas três paixões: terreiro de Umbanda com seus valores e suas crenças, gastronomia e cultura popular.Minha atuação no terreiro se deu desde a infância, acompanhando meus pais nos cultos, manifestações e festividades. Buscando romper a intolerância religiosa que é fortíssima, promovemos atividades culturais como festas juninas, festa de Iemanjá e festa do dia das crianças (Cosmo e Damião).
Apaixonada pela gastronomia, busco divulgar e defender a cultura alimentar de povos e comunidades de terreiro através dos saberes e fazeres dos antigos, além de sempre está me aperfeiçoando através de cursos sobre a cultura alimentar tradicional.
Durante toda a minha vida participei de brincadeiras juninas na rua onde moro, promovida por minha mãe (mãe Netinha). Ao me casar em 2006, passei a participar mais ativamente do movimento junino, promovendo junto de meu esposo (Márcio Félix) grandes festejos na comunidade onde moramos e após alguns anos passamos a promover os festejos no Grêmio dos Ferroviários e Clube do Sargento e percebemos que estávamos nos distanciando da nossa origem, após isso voltamos a promover os festejos em nossa comunidade, a princípio na pracinha do Polar e em 2018 voltamos com o festival para frente de nossa casa, onde o mesmo é promovido até os dias atuais. Já em 2019, decidimos trazer mais um festejo para nossa rua, dessa vez optamos por além dos festejos juninos, fazermos o pré-carnaval de rua, onde o mesmo virou tradição e é comemorado desde então.
Galeria
